segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Breve reflexão

Sei que a proposta inicial desse blog é algo mais tombado a literatura amadora, meu espaço pra me expressar em arte...Mas permitam-me divagar sobre uma questão interessante que minha professora da faculdade trouxe a tona hoje: O modo como a sociedade atual não está aberta a troca de informações e opiniões...
Vamos começar do começo a partir da etimologia da palavra Diálogo e seu significado (tal como minha professora explicou). A palavra diálogo vem do grego. logos – sentido; dia – através de. Ou seja passar um significado adiante através de uma troca. É saber comunicar e ao mesmo tempo saber ouvir para assimilar as mais diversas opiniões e assim derrubar preconceitos e criar conceitos - conceitos esses assumidamente flexiveis, sujeitos a mudança. Porque para haver um diálogo é preciso haver essa flexibilidade, estar aberto a opiniões alheias mesmo sem necessariamente concordar com elas...é preciso ao menos se deixar abrir para conhecê-las. Um diálogo é um exercício onde há um equilíbrio entre o alter e o ego, é saber tirar a partir de opiniões alheias a sua própria, refletindo a respeito sem simplesmente dar qualquer coisa por certa ou verdade absoluta.
Mas na sociedade atual diálogos genuinos são muito raros, dificílimos de achar...que minha professora não se importe com o plágio mas vou repetir a frase que ela disse que em minha opinião reflete bem o momento atual da humanidade: "Diálogos são raros o que presenciamos no dia-a-dia são monólogos em conjunto." Afinal quando as pessoas conversam elas não estão necessariamente esperando que a ouçam e pensem a respeito, querem apenas que concordem...ou seja falam mais para si mesmas do que pra outrem. O que é uma perda muito grande, afinal grandes experiências e sabedorias seriam trocadas se o ser humano praticasse mais o diálogo, aquele de verdade, aquele que você fala e ouve a replica, e mais que só ouvir: pensa a respeito e rebate como bem entender sabendo que a pessoa vai tirar sua própria conclusão a partir de sua reflexão particular e assim aprender ou ensinar...Ou melhor: ambos.

Um comentário:

  1. Preciso dizer que concordo absurdamente com o que você disse? E eu quero fazer jornalismo na PUC também, por que parece TÃO legal?

    E você copiou o post de um amigo meu, segundo ele xD
    É, eu estou divulgando seu blog, que boa amiga eu sou. E o dele também: http://frenimus.blogspot.com/
    Dá uma olhada ^^

    Becky

    ResponderExcluir